Foto: Luciana Caldas/Divulgação

31

JUL
HORÁRIOS Quarta 19h

Encerramento da Oficina Popular de Filmagem na Casa de Culltura Mario Quintana

O evento será nesta quarta-feira (31/7), às 19h, no Auditório Luiz Cosme, com exibição de curtas-metragens produzidos pelos alunos

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, apresenta o encerramento da Oficina Popular de Filmagem: Formação, Produção e Experiência Cinematográfica nesta quarta (31/7), às 19h, no Auditório Luiz Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana. Haverá a exibição pública e gratuita dos curtas-metragens O Roubo, Friendzone, O Último Andar, Alma, Não Sei Distinguir no Céu as Várias Constelações e No Fruto Quase Amadurecido, produzidos pelos próprios oficinandos.

A oficina foi ministrada por Luciana Tubello Caldas na CCMQ e propôs uma formação – destinada a estudantes de escolas públicas entre 13 e 18 anos – acerca da linguagem cinematográfica (planos, ângulos e movimentos de câmera), da escrita de roteiro cinematográfico (argumento, estrutura, roteiro técnico) e da função da montagem cinematográfica (corte, ritmo e transição).

Luciana é mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolveu a pesquisa Clube das 5: Transformação e Criação de Si em Práticas Cinematográficas no Espaço Escolar. Nesse trabalho, procurou discutir o quanto uma certa prática cinematográfica, em sala de aula, pode operar na constituição ética dos estudantes.

Quarta 19h

Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Entrada franca