Caco Coelho. Foto: Divulgação

18

JUL

21

JUL
HORÁRIOS Quin a dom às 20h

"História do Futuro" apresenta texto de 300 anos do padre Antônio Vieira

Com supervisão de direção de Vera Holtz, o espetáculo tem sessão de 18 a 21 de julho, às 20h, no teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa

VER GALERIA

Adaptação da obra de Antônio Vieira (1608 – 1697), História do Futuro estreia nesta quinta (18/7), às 20h, no teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Com interpretação de Caco Coelho, a peça tem participação em audiovisual de Lima Duarte e a supervisão de direção de Vera Holtz.

Escrito há 300 anos e dotado de uma atualidade assustadora, o texto de Antonio Vieira foi adaptado para o teatro por Caco Coelho, responsável também pela personagem que narra a peça e que contracena com um profeta que surge no vídeo do espetáculo. Esse profeta é o grande ator Lima Duarte, artista que porta na sua trajetória um dos maiores conjuntos de perspicácias sobre o caráter do ser brasileiro. 

Antônio Vieira foi a primeira pessoa na história da literatura a prever a ideia de um país do futuro. Por meio da leitura das sagradas escrituras, Vieira pode vislumbrar a antecipação desta terra da promissão. Um país que, além das riquezas minerais, das minas de ouro, prata, rubi, seria abençoado por Deus. Este país “trans-etiópia”, que se situa no extremo dos mares do Sul, só poderia ser o Brasil.

O texto é fundamental e decisivo para que se possa entender a nossa história e, como um contraste absoluto, desconhecido, quase inédito do grande público. Trata-se, portanto, imperativo nesse momento em que vivemos a maior agrura ética que jamais se imaginou trazer com as mãos calientes esse texto essencial. Para entregar à reflexão de um público ansioso por buscar na arte o fator gregário de uma nação.

Ingressos no local. Informações pelo telefone (51) 3214.8255.

Quin a dom às 20h

Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75)

R$ 20 a R4 40