"Os Oito Odiados" em debate

O seminário O Divã e a Tela exibe filme de Quentin Tarantino nesta sexta-feira (12/7), às 19h, no Instituto APPOA. A entrada é franca

O seminário O Divã e a Tela traz à cena e ao debate o filme Os Oito Odiados (2016), oitavo filme de Quentin Tarantino, mais uma vez no estilo western - Django Livre foi o filme anterior -, incluindo trilha sonora do mestre Ennio Morricone.

O evento acontece nesta sexta  (12/7), às 19h, na sede da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, com entrada franca. Após a exibição do filme, será realizado um debate seguido de uma comemoração de final da temporada do seminário.

A trama ocorre alguns anos após o final da Guerra da Secessão, com suas feridas e impasses mal elaborados. A questão racial e a violência têm no protagonista sua maior expressão: o major Marquis Warren (Samuel L. Jackson), um militar negro que ainda comemora a vitória diante dos escravagistas na guerra e, traz sempre consigo (guardada junto ao peito) uma carta de Abraham Lincoln, com quem supostamente se correspondia. A carta funciona como um salvo-conduto, que lhe empresta prestígio e credibilidade frente aos racistas.

Em um cenário tomado pela neve, encontram-se um carrasco (Kurt Russel), sua presa (Jennifer Jason Leigh), um caçador de recompensas (Jackson) e um xerife (Walton Goggis), ainda não empossado. A previsão é de que a tempestade se intensifique.

Decidem, então, abrigar-se no Armazém da Minnie, onde outros quatro homens aguardam que o clima os permita seguir viagem. Todos rumo à cidade de Red Rock.

A história de cada um deles vai surgindo aos poucos, a palavra de cada um é o que vale. Conhecidos por seus feitos sangrentos, mas não identificados fisicamente, começam um relacionamento tenso que envolve questões de sobrevivência, dinheiro, ódio, desconfianças e contas a acertar. Porém, quando ocorre uma morte, o clima de animosidade e enfrentamento começa a se intensificar.

O seminário promove a troca de ideias entre os apreciadores do cinema e das artes, com a coordenação dos psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Enéas de Souza. 

Sexta 19h

Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Rua Faria Santos, 258)

Entrada franca