Foto: Eroica Conteúdo/Divulgação

12

JUL

27

JUL
HORÁRIOS Sextas 20h
Sábados 18h

Deborah Finocchiaro estrela "Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue" no Instituto Ling

Com direção de Vinicius Piedade e Deborah, a peça ficará em cartaz de 12 a 27 de julho, com sessões nas sextas-feiras e nos sábados

Durante o mês de julho, o Instituto Ling recebe a estreia da comédia Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue, estrelado por Deborah Finocchiaro. Com dramaturgia e direção de Vinicius Piedade e Deborah, o monólogo fala com leveza e humor sobre como lidar com as dores e as delícias da idade. A peça ficará em cartaz de 12 a 27 de julho. O espetáculo integra a segunda edição do projeto Ponto de Teatro, que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul.
 
A montagem mostra o dia a dia de Marjorie, uma secretária que percebe que será demitida quando solicitam que ela treine uma nova funcionária para exercer exatamente as suas funções. Entre as lembranças da juventude, as dificuldades de adaptação aos novos tempos e a percepção da descartabilidade contemporânea, a secretária revela em seu diário onde está a poética da sua rotina massacrante.

– Ela gasta sua vida em função de algo que não é sua escolha e se refugia dentro de sua fantasia, do seu diário – explica Deborah Finocchiaro.

Alternando momentos de riso com cenas de grande densidade, a peça coloca uma lupa naquilo que parece banal.

– O convite ao público para o mergulho na (des)rotina dessa secretária é, talvez, convite para uma tão necessária autoinvestigação em tempos de superficialidade digital – completa Vinicius Piedade, autor do texto original.

O projeto também inclui uma oficina de crítica teatral gratuita, destinada a maiores de 18 anos – especialmente estudantes de jornalismo e teatro. Ministrada pelo jornalista e crítico Renato Mendonça, curador do Ponto de Teatro, a oficina inclui o acompanhamento da primeira sessão do espetáculo; aula expositiva e debate entre os participantes; escrita e revisão dos textos críticos produzidos pelos participantes; leitura aberta e discussão dos textos em aula; e publicação dos textos finais em plataforma digital. As vagas já estão esgotadas. 

Os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteria do Instituto Ling.

Sextas 20h, Sábados 18h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)

R$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)