Matinal assinantes

Foto: Flávio Wild/Divulgação

09

JUL
HORÁRIOS Terça 21h

Olinda Allessandrini lança novo álbum no Theatro São Pedro

Nesta terça-feira (9/7), às 21h, a pianista apresenta o CD solo "Schubert – Schumann – Liszt", gravado em Berlim, na Alemanha

Nesta terça (9/7), no Theatro São Pedro, a pianista Olinda Allessandrini lança seu mais recente CD solo, Schubert – Schumann – Liszt, gravado em Berlim, na Alemanha. O programa traz composições do período romântico, em peças de Robert Schumann e Franz Liszt – incluindo sua Sonata em Si Menor, genial obra-prima do compositor húngaro e peça-chave para o piano do romantismo.

Olinda tem um longo trabalho de dedicação à música brasileira, que está ampliando para as Américas. Suas gravações são consideradas como referência, e ela também sente-se muito à vontade no repertório virtuosístico europeu, homenageado nesse concerto.

No programa serão apresentadas a Sonata em Si Menor e o Carnaval de Viena, seguidos por três compositores americanos: Villa-Lobos, Ginastera e Arturo Marquez. A Sonata em Si Menor, de Liszt, é uma das maiores e mais complexas peças de piano, bastante rara de se ouvir, em relação a outras mais frequentemente tocadas.

Liszt a dedicou a Robert Schumann, em sinal de agradecimento por este ter dedicado a Liszt Fantasia em Dó Maior, Op. 17, em 1839. A primeira audição mundial da obra aconteceu em Berlim, mesmo cenário em que o CD de Olinda Allessandrini foi gravado, porém em 27 de janeiro de 1857, numa interpretação do pianista e maestro Hans von Bülow, antigo discípulo de Liszt.

Os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteria do teatro. A realização é da Branco Produções com apoio da Casamundi Cultura.

Terça 21h

Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº)

R$ 40 e R$ 80