TAG – Experiências Literárias tem sua primeira casa na Flip

Programação inclui lançamento de "Autobiografia", obra escrita especialmente para o clube pelo português José Luís Peixoto, sarau e bate-papos

A TAG – Experiências Literárias tem sua primeira casa na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), cuja 17ª edição acontece de 10 a 14 de julho. Para receber seus assinantes e também o público do evento na Casa TAG – Experiências Literárias, o clube de livros montou uma programação variada, centrada em bate-papos, happy hours e sessões de autógrafos.

Entre os destaques da programação, estão eventos com a presença de autores consagrados pelo público e crítica, como o português José Luís Peixoto, a nigeriana Ayọ̀bámi Adébáyọ̀, o angolano Kalaf Epalanga, a norte-americana Kristen Roupenian e as brasileiras Conceição Evaristo e Djamila Ribeiro.

Na quinta (11/7), às 19h, acontece um sarau com slammers, que traz à Casa TAG as poetas Mel Duarte, Letícia Brito, Luiza Romão, Mariana Felix, Negafya, Roberta Estrela D'Alva e a DJ Orkídea, autoras de Querem nos Calar, primeira grande antologia de poetas slammers brasileiras, e que irão performar textos do livro.

Sexta (12/7), às 15h, Conceição Evaristo participa de mesa ao lado de Jarid Arraes, na qual discutem sobre o silenciamento do negro na literatura e os conceitos da obra de Grada Kilomba, autora presente na programação oficial da Flip. Além da conversa, a autora também fará sessão de autógrafos no local.

No sábado (13/7), às 15h, acontece o lançamento de Autobiografia, livro de aniversário de cinco anos da TAG Curadoria, de autoria de José Luís Peixoto. O autor estará no espaço para sessão de autógrafos e, ao lado de Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, participa de bate-papo sobre o processo de criação do romance Autobiografia, escrito especialmente para os associados da TAG e cujo personagem principal é José Saramago.

Já às 17h, a pauta é literatura e ancestralidade, em mesa com a nigeriana Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ e Djamila Ribeiro na qual será debatido o conceito de ancestralidade nas literaturas negras. Às 19h, o happy hour da Casa TAG ganha o lançamento da Coleção Feminismos Plurais, com as presenças de Djamila Ribeiro (Lugar de Fala), Joice Berth (Empoderamento), Juliana Borges (Encarceramento em Massa), Carla Akotirene (Interseccionalidade) e Rodney William (Apropriação Cultural).

A programação da Casa ainda contempla um bate-papo com os booktubers Isa Vichi (LidoLendo), Mell Ferraz (Literature-se), Pedro Pacífico (BookSter) e Yuri Al'Hanati (Livrada!), na quinta (11/7, às 11h); e uma conversa com a autora norte-americana Kristen Roupenian, autora do conto Cat Person, que viralizou na internet após publicação na revista The New Yorker, na sexta (12/7, às 17h).

No espaço, a TAG irá comercializar livros de autores que visitarão o espaço, assim como kits passados das modalidades Curadoria e Inéditos, e ainda produtos e acessórios relacionados ao universo da literatura, como luminárias e almofadas decorativas.

Os eventos são gratuitos, abertos ao público e sujeitos à lotação. A Casa TAG fica na Rua da Matriz, 107, no centro Histórico de Paraty, e está aberta de quinta a sábado, das 10h às 22h, e do domingo, das 10h às 14h.