Matinal assinantes

Ação cultural "Qual o Seu Olhar Sobre o Guaíba?"

O projeto convida fotógrafos amadores e profissionais a enviarem imagens do Guaíba. As fotos escolhidas farão parte do livro e exposição "Cidade Feita de Rio"

VER GALERIA

Com objetivo de explorar novos olhares para o Guaíba, sua força e sua contribuição para a paisagem de Porto Alegre, a Smart  Arquitetura para a Vida Contemporânea lança a ação cultural Cidade Feita de Rio. O projeto propõe uma seleção de fotografias que tenham como tema central o rio-lago que banha a Capital, para publicação em um livro homônimo e uma exposição.

– Nós, como arquitetos, curadores, nos preocupamos com a paisagem da cidade, um legado que deixaremos para as próximas gerações. Acreditamos que, de forma coletiva e colaborativa, podemos incentivar um novo olhar e reforçar que não somos apenas uma cidade de frente para o rio, e, sim, uma cidade feita de rio – comenta Márcio Carvalho, sócio-fundador da Smart, junto a Ricardo Ruschel.

O projeto é aberto à participação de fotógrafos amadores e profissionais, que poderão se inscrever com até dez fotografias. A inscrição deve ser feita no site até 24 de julho de 2019. A participação é gratuita.

Todas as imagens enviadas serão avaliadas por uma comissão organizada pela curadora e editora do livro Cidade Feita de Rio, a jornalista e escritora Cláudia Aragón.

– Queremos explorar a relação poética do Guaíba com o ambiente urbano, cenas de uso da orla e seu universo náutico. Entre os fatores considerados para a escolha das fotos estará a adequação ao tema proposto, originalidade da cena, criatividade, composição e qualidade técnica – explica Cláudia.

Os fotógrafos amadores publicarão fotos de sua autoria ao lado de profissionais como Letícia Remião, Marcelo Nunes, Raul Krebs, Henrique Amaral, Nilton Santolin e Ricardo Fabrello.

Por ter caráter exclusivamente cultural, o projeto não prevê pagamento ou premiação aos fotógrafos selecionados. Mais informações sobre o regulamento estão descritas no site.