Matinal assinantes

Ras Vicente e Pedrinho Figueiredo. Foto: Divulgação

04

JUL

05

JUL
HORÁRIOS Qui e sex às 20h

Unimúsica celebra o som instrumental e a música de concerto

Nos dias 4 e 5 de julho, 33 artistas apresentarão diversos repertórios e estilos musicais, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. A entrada é gratuita

Entre os dias 4 e 5 de julho, o Salão de Atos da UFRGS será palco do encontro de diversos artistas da cena musical gaúcha. Ao longo dos dois dias, 33 artistas irão pisar no tablado de madeira de um dos palcos mais emblemáticos de Porto Alegre. As apresentações fazem parte do Unimúsica, projeto que chega a sua 38ª edição neste ano e cujo tema da série em 2019 é a produção musical da capital dos gaúchos: cidade presente – a cidade que se vê, a cidade que se escuta.

Na primeira noite, o saxofonista Pedrinho Figueiredo e o pianista Ras Vicente organizam o espetáculo Por Entre os Sons, com a presença de nada menos do que 20 instrumentistas. Dentre eles, estão nomes consagrados como Renato Borghetti (gaita-ponto), Frank Solari (guitarra) e Paulo Dorfman (piano).

Ainda estarão representados no rol de virtuoses do concerto saxofonistas, baixistas, percussionistas, trompetistas, dentre outros (confira a lista completa abaixo). O espetáculo busca mostrar o verdadeiro berço de instrumentistas e compositores de música instrumental que é Porto Alegre.

Para o concerto de quinta (4/7), Pedrinho e Ras prepararam uma homenagem para dois músicos importantes que faleceram recentemente: o premiado pianista e compositor Geraldo Flach, morto em 2011; e um dos principais contrabaixistas brasileiros deste século, Ricardo Baumgarten, vítima de um mal súbito no ano passado.

O concerto apresentará músicas de diversos gêneros, reunindo desde Manfredo Fest, com exitosa carreira nos Estados Unidos, a Luciano Maia (ex-Quartchêto); de Luiz Carlos Borges a Franco Salvadoretti (Kula Jazz).

Na noite de sexta (5/7), as pianistas Ana Fridman e Catarina Domenici recebem diversos artistas para o concerto Notas para Porto Alegre: Sons, Memória e Resistência. A música de concerto dará a tônica da noite, com uma justa homenagem para dois artistas referência no Rio Grande do Sul: o professor Fernando Mattos (morto em 2018) e a lenda Dirce Knijnik, pianista que completou 90 anos em janeiro deste ano e que segue na ativa. O concerto terá a participação especial da percussionista Andressa Ferreira.

– O mote inicial é a música de concerto, com partituras e notas. Mas vamos arrojar um pouco, trazendo outros elementos, como a improvisação e a tecnologia. [O concerto] é uma janela aberta para outras sonoridades. Quisemos valorizar alguns grandes nomes da música gaúcha e o Instituto de Artes da UFRGS como núcleo criativo musical – ilustra Ana Fridman.

Uma das curadoras e coordenadora do Unimúsica, Lígia Petrucci complementa a ideia de Ana Fridman ao referir que o processo de curadoria deu total autonomia para cada diretor de espetáculo.

– Propusemos uma transversalidade para toda a série, com diferentes gerações de artistas e uma abrangência nos distintos modos de criar e fazer música. Neste caso [concerto de Ana Fridman e Catarina Fridman], a música estudada na academia – afirma.

A distribuição dos ingressos acontece a partir de segunda (1/7), das 9h às 18h, no Centro Cultural da UFRGS (Campus Centro) e no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS (Campus do Vale - somente no dia 1º), das 9h às 17h. Serão distribuídos até dois ingressos por pessoa, mediante 1kg de alimento não-perecível por ingresso retirado.

Qui e sex às 20h

Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110)

1kg de alimento não perecível