Foto: Raul Krebs/Divulgação

29

JUN

30

JUN
HORÁRIOS Sab e dom às 21h

Documentário sobre Eva Sopher será exibido na TV Senado

O documentário "Dona Eva e o Theatro", com narração do ator Werner Schünemann, terá exibição pela TV Senado neste sábado (29/6), com reprise no domingo (30/6), às 21h

VER GALERIA

O documentário Dona Eva e o Theatro, lançado em 2008, em comemoração de aos 85 anos de Eva Sopher e aos 150 anos do Theatro São Pedro, terá exibição pela TV Senado neste sábado (29/6) e reprise no domingo (30/6), às 21h.

Dona Eva e o Theatro tem a narração do ator Werner Schünemann, que visita os diversos ambientes do Theatro São Pedro. O filme exibe memórias e registros de Eva Sopher, imagens antigas da reconstrução do teatro, da qual ela foi protagonista, depoimentos de colaboradores, amigos e artistas que passaram pelo palco, fotografias, material gráfico e manuscritos raros de artistas e personalidades que se apresentaram ou estiveram ali e deixaram mensagens.

O filme retrata a história de amor e dedicação à arte e à cultura, através da trajetória de vida de Eva Sopher que, ainda criança, presenciou os horrores do nazismo em sua terra natal, a Alemanha. Refugiou-se no Brasil com sua família e aqui construiu uma obra inestimável e um legado para todos nós brasileiros: a reconstrução do Theatro São Pedro, marco histórico cultural de nosso país e do Rio Grande do Sul, além da construção do complexo Multipalco. E conta com a participação de estrelas como Eva Wilma, Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Nelson Freire, Marília Pera, Hique Gomes, Nico Nicolaiewsky, Gerald Thomas, Natalia Timberg, Luis Fernando Veríssimo, Miguel Proença, Beatriz Segal, entre outros.

O documentário tem direção, roteiro e produção executiva de Claudia Dreyer, fotografia de Pablo Escajedo e a direção musical de Marcelo Fornasier, com trilhas executadas pela Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. O projeto foi realizado com patrocínio da Braskem pela Lei Rouanet e apoio do Grupo RBS.

Sab e dom às 21h