"Chuva Púrpura". Foto: Gutemberg Ostemberg /Divulgação

29

JUN

28

JUL
HORÁRIOS Ter a sab das 10h às 18h
Dom e feriados das 13h às 17h

Gutemberg Ostemberg realiza exposição no Espaço Cultural Correios

Com curadoria de Fabio André Rheinheimer, o artista inaugura a mostra "Conexões Contemporâneas" neste sábado (29/6), a partir das 16h

VER GALERIA

O artista fotográfico Gutemberg Ostemberg inaugura a mostra Conexões Contemporâneas neste sábado (29/6), às 16h, no Espaço Cultural Correios. A exposição segue aberta ao público até 28 de julho, com entrada franca.

A partir de um acervo primoroso, o arquiteto e artista plástico Fábio André Rheinheimer teve trabalho para selecionar apenas 32 obras de Gutemberg, que compõem a exposição.

– Com base nas obras desse profissional, são apresentadas outras conexões, com fragmentos de histórias dos lugares vivenciados pelo artista, com especial atenção aos elementos da natureza: terra, água, fogo e ar, e que, pontualmente, remetem ao versos do filósofo Empédocles, que inaugura a forma pluralista de pensar a natureza, em seus vários elementos – complementa Rheinheimer.

Com diversos prêmios nacionais e exposições no Brasil e no Exterior, Gutemberg se inspira nos grandes nomes Cartier-Bresson, Ansel Adams e Sebastião Salgado para compor suas criações artísticas. Em seu percurso investigativo, o artista mato-grossense, radicado no Rio Grande do Sul, interage com elementos provenientes de lugares distintos, segundo novas associações.

– As conexões em são estabelecidas até mesmo antes de as imagens serem produzidas, quando a percepção sobre determinadas coisas e sentimentos, ainda que em pensamento, aliam-se à possibilidade da formação de uma foto – descreve Ostemberg.

Para o curador Fábio Rheinheimer, as Conexões Contemporâneas propostas por Ostemberg a partir da interação de elementos aparentemente desconexos se apresentam enquanto fragmentos de um processo ainda em transição, que compõem novas imagens – e realidades – a partir de relatos pretéritos e outros dissociados do tempo, bem como das referências geográficas que, assim como os versos do filósofo, anseiam por quem os ressignifiquem.

A exposição Conexões Contemporâneas conta com o apoio do Armazém da Impressão, Espaço Cultural Correios, Tobias Café e Bar e Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul (Sintrajufe).

Ter a sab das 10h às 18h, Dom e feriados das 13h às 17h

Espaço Cultural Correios (Avenida Sete de Setembro, 1020)

Entrada franca