Maestro Evandro Matté fala na coletiva de anúncio da Temporada 2018. Foto: Maí Yandara/Divulgação

Casa da Música da Ospa será inaugurada no dia 24 de março

Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre na nova sala inicia a temporada 2018, cuja programação foi anunciada na última quinta-feira

VER GALERIA

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) divulgou em uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, 15 de março, detalhes sobre a Casa da Música da Ospa e a agenda de 2018, formada por 57 eventos.

– Estamos felizes por oferecer, mais uma vez, uma temporada artística de alto nível que contempla os mais diferentes públicos. Com a Casa da Música, elevaremos ainda mais o nível da orquestra, que passará a desenvolver sua identidade sonora, tendo um espaço com ótimas condições para ensaios e concertos – disse Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa, que apresentou todas as séries de concertos.

A Casa da Música da Ospa foi o tema de destaque no encontro com os jornalistas. Localizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), o espaço – cuja sala de apresentações como 1,1 mil lugares será inaugurada com um concerto no dia 24 de março – é o primeiro local próprio da Ospa nos seus quase 68 anos de trajetória. O ciclo de concertos que será realizado na Casa, intitulado Série Pablo Komlós, é a principal novidade da Temporada 2018

Entre os destaques da programação, estão a montagem de uma opereta e de um balé, uma turnê internacional, gravação de CD e espetáculos especiais no Auditório Araújo Vianna. A lista de regentes e músicos convidados pela orquestra é ampla e variada, incluindo nomesinternacionais como o grande trompetista norueguês Ole Edvard Antonsen, solista do concerto da Ospa de 20 de outubro, e a flautista portuguesa Adriana Ferreira, que vai se apresentar com a orquestra no dia 14 de abril.

Opereta e balé

Entre os pontos altos da temporada, estão a montagem da opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehár, em agosto (dias 24, 25 e 26), e de um balé com coreografia feita a partir do Concerto para Violino de Max Bruch e de trechos de composições de Tchaikovsky, em novembro (dias 3 e 4). O espetáculo será interpretado pelo Balé Estável do Teatro Colón, de Buenos Aires. Ambos os eventos terão a direção musical de Evandro Matté e serão realizados no Theatro São Pedro.

No elenco da opereta, que terá direção cênica de William Pereira, estão os cantores Laura de Souza, Lina Mendes, Daniel Germano, Flávio Leite, Saulo Javan, Ricardo Barpp e Francisco Amaral e o ator Marcelo Adams.

Série Araújo Vianna

Feita em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, a Série Araújo Vianna terá três apresentações temáticas regidas por Matté. A primeira, no dia 8 de abril, chama-se Música Instrumental Gaúcha e terá participação de James Liberato (violão), Bebê Kramer (acordeon) e do premiado grupo Quartchêto – formado por Hílton Vaccari, Luciano Maia, Julio Rizzo e Ricardo Arenhaldt. Todos tocarão composições próprias arranjadas especialmente para o concerto.

A segunda apresentação será A Ospa Vai à Sbórnia, uma incursão ao país do célebre musical Tangos & Tragédias. O evento, marcado para 13 e 14 de julho, terá a presença de Hique Gomez e convidados especiais como Vitor Ramil, Simone Rasslan e Cláudio Levitan. Por fim, em 25 de novembro, o espetáculo Shakespeare na Música destacará obras de Britten, Tchaikovsky, Prokofiev, Mendelssohn e Bernstein no universo criado pelo escritor inglês. A Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre integrará o evento.

Turnês e gravação de disco

Serão apresentados concertos em Montevidéu (22 de julho) e Buenos Aires (13 de outubro). São Paulo também entra na rota da Ospa: haverá uma apresentação na Sala São Paulo no dia 20 de julho.

Entre fim de maio e início de junho, será gravado um CD. Obras orquestrais de compositores brasileiros contemporâneos estarão na seleção de músicas, que serão apresentadas, também na capital gaúcha, em concerto no dia 26 de maio, na Casa da Música da Ospa. Os compositores são Dimitri Cervo, João Guilherme Ripper, Fernando Deddos e Arthur Barbosa, além de Radamés Gnattali.

Confira a programação completa aqui.