Matinal assinantes

Cena do filme "Diamantino". Foto: Divulgação

22

JUN
HORÁRIOS Sábado 14h

Sessão acessível de “Diamantino” na Cinemateca Capitólio

O filme, dirigido por Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, será exibido neste sábado (22/6), às 14h, com interpretação em Libras e entrada franca

VER GALERIA

Neste sábado (22/6), o público poderá conferir a terceira das dez sessões acessíveis que integram a programação especial da Cinemateca Capitólio. O filme Diamantino, dirigido por Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, será exibido às 14h, com entrada franca. A atividade tem patrocínio master da Petrobras e produção cultural da Fundacine e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura. A interpretação em Libras será feita pela Ovni Acessibilidade Universal, parceira cultural do projeto.

Diamantino foi vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica de Cannes 2018, e é uma coprodução entre Portugal, França e Brasil. Com inspirações no ensaio do escritor norte-americano David Foster Wallace sobre o tenista Roger Federer e no mítico Cristiano Ronaldo, a trama traz o jogador de futebol Diamantino (Carloto Cotta) no centro da história.

Depois de ser responsabilizado por um dos maiores fracassos da história recente do futebol português, o jogador resolve deixar os campos. Em crise, ele resolve fazer uma série de coisas em busca de um novo propósito na vida, entre elas, a adoção de um refugiado.

Enquanto embarca nessa odisseia, as irmãs gêmeas do jogador tramam para continuarem lucrando às custas do seu talento nas quatro linhas. Rodado em Portugal, o filme trata de maneira bem-humorada assuntos da atualidade, como o culto à celebridade, o crescimento da extrema direita e a crise dos refugiados.

- O projeto como um todo reforça a vocação da Cinemateca como um espaço de cinefilia e reflexão crítica do cinema clássico e contemporâneo e como um local de referência na preservação do audiovisual garantindo a difusão do seu acervo ao público. Estamos também muito felizes com a realização da programação acessível que vem ampliar a democratização do acesso à Cinemateca garantindo a inclusão de pessoas com deficiências - afirma Andreia Vigo, diretora da Cinemateca Capitólio.

As sessões acessíveis da Programação Especial 2019 da Cinemateca Capitólio Petrobras contam com legendagem descritiva, audiodescrição e libras. Além desta atividade, o projeto engloba oito mostras de cinema, quatro eventos Noites na Cinemateca, duas masterclasses e duas exposições relacionadas ao acervo da cinemateca.

Sábado 14h

Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085)

Entrada franca