Foto: Franco Rodrigues/Divulgação

Alice Urbim será madrinha do 26º Porto Alegre Em Cena

Jornalista referência na comunicação televisiva emprestará seu olhar e sensibilidade únicos à nova edição do festival

O 26º Porto Alegre em Cena já tem uma madrinha: Alice Urbim. Com vasta experiência no mercado da comunicação, Alice é jornalista e atua como gerente de programação na RBS TV desde 2010. Também foi responsável pela produção e implantação de programas do Canal Rural e da TVCOM.

A escolha para o posto é sempre um grande desafio para os organizadores do evento, que buscam não somente personalidade e trajetória marcantes como também alguém que compartilhe o amor e a entrega às artes e à cultura.

– Pensar numa pessoa que participe de tudo, que ajude com seu trabalho, com sua presença, com seu olhar não é fácil. Na hora abri um sorriso de certeza de que era a pessoa certa pra nos acompanhar esse ano – celebra Fernando Zugno, coordenador geral do Em Cena e amigo de Alice.

Alice coordenou e produziu peças teatrais, shows e longas-metragens em Porto Alegre. No segmento acadêmico atuou como professora universitária na Faculdade de Comunicação da PUCRS.

Com produção de entretenimento transitou pela gerência executiva, chefia de reportagem, edição e direção. Na Rede Globo, foi gerente de produção da minissérie Incidente em Antares, de Paulo José. Em 2003, fez o Curso Prático de Documentário com o cineasta Otávio Cortázar, na Escola de Cine e TV em Cuba, produzindo o documentário Tarekos.

Em 2004, Alice recebeu da Federasul o prêmio Líderes e Vencedores na Categoria Cultura e em 2014 o Prêmio Globo de Programação de Gestor Destaque, da Rede Globo. De 2004 a 2014 foi coordenadora nacional no Brasil do Input – International Public Television. Na RBS TV, foi responsável pelo Entretenimento de 1999 a 2013, e na TVCOM, de 2004 a 2010.

Precedida pela escritora Anna Mariano na edição passada, Alice foi uma escolha natural e significativa justamente por seu olhar certeiro e único. Membro vitalício das reuniões do Prêmio Braskem em Cena, Alice cativa com sua personalidade forte e ética.

– Conforme fomos nos aproximando, fui descobrindo, bem assim, no gerúndio, aos poucos, seu humor maravilhoso e ficamos cada vez mais próximos. Aquele olhar profundo que me chama de jeito e, quando vejo, estamos discutindo sobre arte, teatro, jornalismo e política. Sobre o que será que será de nós? Que honra poder tê-la por perto, presente no festival, nos ajudando a pensar e fazê-lo acontecer –assegura Zugno.

O 26º Porto Alegre em Cena é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal da Cultural e do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial da Cultura. O festival conta com financiamento Pró-cultura RS, mecanismo de incentivo à cultura da Secretaria de Estado da Cultura.