Foto: Guz Schneider/Divulgação

16

JUN
HORÁRIOS Domingo 19h30min

"Bodas de Sangue", de Federico García Lorca, ganha adaptação teatral

Versão de uma das mais importantes obras do poeta espanhol ganha apresentação única em Novo Hamburgo, neste domingo (16/6), às 19h30min, no espaço cultural Casa das Artes

VER GALERIA

Os obstáculos e o encontro fatal entre dois homens que desejam a mesma mulher. Um triângulo amoroso que termina em tragédia e culmina num infanticídio. Conflitos entre os sentimentos de amor e ódio são os temas centrais de Bodas de Sangue, adaptação teatral de uma das mais importantes obras do dramaturgo e poeta espanhol, Federico García Lorca, e que será apresentada neste domingo (16/6), às 19h30min, no espaço cultural Casa das Artes, em Novo Hamburgo.

Com direção do argentino Fabian Abud, o espetáculo conta com a atuação de 16 artistas da Entretextos Cia de Teatro, que vão desde os 12 até os 70 anos de idade.

– Quando percebi a possibilidade de fazer um espetáculo Bodas de Sangue diferente de tudo que havia sido montado, encarei um grande desafio, como diretor. A contribuição de todo o elenco resulta em uma história intrigante e apaixonante, pois quando enxergar uma noiva e sentir algo estranho no peito, cuidado. Pode ser como um espinho que dure para sempre – afirma o diretor.

A peça Bodas de Sangue foi escrita por García Lorca no início do século 20 e conta a história de uma noiva que foge no dia do seu casamento no interior de uma cidade pequena, onde um vizinho ficava a quatro horas de distância do outro. No dia das bodas, reaparece seu ex-namorado, o que desencadeia em uma série de fugas e perseguições pelo deserto espanhol.

Baseada em fatos reais ocorridos em Almería, na Espanha, em 1928, o enredo foi inspirado em um crime. Montes Cañada foi assassinado em circunstâncias misteriosas, quando fugia com sua prima no dia do seu casamento. Alguns dias depois descobriram que o irmão do noivo foi o assassino. A história criada por Lorca começa quando o noivo decide pedir sua noiva em casamento.

Em 2017, a adaptação estreou em Novo Hamburgo, no Teatro Paranoia, com três apresentações. Depois passou por Sapiranga, no Centro Municipal Lúcio Fleck, e encerou a temporada no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

Os ingressos devem ser adquiridos no local.

Domingo 19h30min

Espaço cultural Casa das Artes (Rua Primeiro de Março, 59 | Novo Hamburgo)

R$ 25 e R$ 30