Porto Alegre ganha unidade do Farol Santander

Centro de empreendedorismo, cultura e lazer segue conceito que, em São Paulo, atraiu 300 mil visitantes em apenas um ano. A visitação às galerias de arte do espaço terá a cobrança de R$ 10

No aniversário de 247 anos da capital gaúcha, o Santander Brasil inaugura o Farol Santander Porto Alegre, um centro de empreendedorismo, cultura e lazer instalado no emblemático centro histórico da cidade. Instalado no prédio que abrigou por mais de 15 anos o Santander Cultural, o novo espaço segue o conceito da unidade aberta há pouco mais de um ano em São Paulo, onde atraiu mais de 300 mil visitantes nos primeiros 12 meses de funcionamento.

O antigo edifício da Rua Sete de Setembro, que já serviu de sede aos bancos da Província, Nacional do Comércio, Sul Brasileiro e Meridional, foi reformado e remodelado durante cerca de três meses. Em sua reabertura ao público, resgatará uma parte da história do sistema financeiro regional, que se confunde com a história da própria cidade, além de incorporar novas atrações conectadas com o contexto social e cultural da região.

Na fase inaugural, o Farol Santander Porto Alegre terá atrações em seus quatro andares:

1) O Grande Hall, destinado a abrigar grandes exposições de artistas nacionais e internacionais, recebe Carmela Gross com a mostra Roda Gigante, que traz uma instalação inédita de dimensões monumentais, criada especialmente para ocasião. Tendo como interlocutor convidado o curador Paulo Miyada, a referida obra lida com peso, contrapeso e ancoragem para propor uma reflexão sobre a precariedade da vida nas grandes cidades.

2) O Átrio, criado no antigo poço de iluminação dos vitrais cerca de 40 metros acima do hall central, é um ambiente com paredes, teto e piso de vidro com iluminação natural. Trata-se de um espaço com mobilidade para exposições, cursos e muitas outras atividades. Instalações em neon com estruturas metálicas, também assinadas por Carmela Gross e inundadas com uma luz vermelha, completam o circuito expositivo da mostra de artes visuais.

3) A Galeria oferece um projeto de memória da cidade e do banco por meio de um túnel do tempo que apresenta diferentes fases da praça, que  era reconhecida como ponto de reunião dos porto-alegrenses, com tráfego dos antigos bondes, aos tradicionais restaurantes e cafés, até a construção de cinemas, clubes e hotéis. Nessa experiência imersiva, o visitante também poderá participar e fazer seu auto-retrato numa câmera digital instalada num grande espelho. Ainda na Galeria, as Arenas 1 e 2 são destinadas a debater iniciativas globais nas áreas de inovação, empreendedorismo e economia criativa em diferentes segmentos de negócios.

4) No Subsolo, o destaque é da gastronomia, com o protagonismo do Café Valkiria no Cofre, criado a partir do trabalho e das ideias de jovens empreendedores, e do Restaurante Moeda, assinado pelo chef Oliden Berna. O andar também abriga o Cine Farol Santander, no espaço onde funcionava o maior cofre do banco, e a Loja Farol Santander, com produtos oficiais e exclusivos.

Para a visitação nas galerias de arte será cobrado o valor de R$ 10, com entrada franca a cada último domingo do mês para todos os públicos, além de grupos de escolas previamente agendados. Já para a programação de cursos, debates, workshops e sessões de cinema, terá valores diferenciados, conforme a atividade escolhida pelo visitante.

agenda

23

MAR

28

ABR
Galeria Ecarta inaugura exposição em homenagem ao aniversário de Porto Alegre
A mostra "Le Petit Pôa", do artista visual Tupax, será aberta neste sábado (23/3), às 11h, inaugurando a programação de 2019 do espaço expositivo
Artes Visuais
Galeria Ecarta Le Petit Pôa Tupax
agenda

23

MAR
Fábrica do Futuro será inaugurada com festival de arte e tecnologia
Evento gratuito, o 1º Tech Art Festival será realizado neste sábado (23/3) e será focado em conteúdos de tecnologia, arte, cultura e educação, no espaço mais disruptivo do 4º Distrito
Evento
Fábrica do Futuro 1º Tech Art Festival 4ᵒ distrito Entrada franca
agenda

21

MAR

31

MAR
Programação da Secretaria Municipal da Cultura na Semana de Porto Alegre
Uma agenda abrangente e diversificada, contemplando diversas manifestações artísticas, comemora os 247 anos da capital gaúcha
Evento
Secretaria Municipal da Cultura 247 anos de Porto Alegre Programação especial