Leo Brouwer. Foto: Ivan Soca/Divulgação

01

JUL

04

JUL
HORÁRIOS Seg qua e qui às 20h30min

Semana Leo Brouwer no Instituto de Artes da UFRGS

O evento celebra a obra do compositor cubano, com recitais nos dias 1º, 3 e 4 de julho, às 20h30min, no Auditorium Tasso Corrêa, do IA. A entrada é gratuita

VER GALERIA

Nos dias 1º, 3 e 4 de julho, às 20h30min, ocorre no Instituto de Artes da UFRGS a Semana Leo Brouwer II. A série de concertos celebra o legado musical do compositor cubano Leo Brouwer, lenda viva da música contemporânea para violão, que em março completou 80 anos de idade. A entrada é franca.

O evento reúne alguns dos maiores nomes da música do Rio Grande do Sul, como Eduardo Castañera, Thiago Colombo e Maurício Marques. Participarão também professores, alunos e ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em música da universidade, apresentando música para violão e música de câmara do compositor. 

Com mais de 60 anos de carreira, Leo Brouwer foi aclamado em sua juventude como um dos maiores violonistas de concerto de sua geração. É membro honorário da UNESCO e reconhecido mundialmente como o compositor vivo mais influente e notável para o violão.

O ciclo de concertos é dedicado ao professor Dr. Márcio de Souza (Ufpel), realizador da Semana Leo Brouwer I, em 1999, homenageando os 60 anos do compositor. O evento é uma realização do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS e do Programa de Extensão em Música. A coordenação é do professor Paulo Inda.

O compositor, violonista e maestro Leo Brouwer nasceu em Havana, Cuba, em 1939, em uma família de músicos. Em 1959, foi premiado com uma bolsa de estudos de violão na Universidade de Hartford e de composição na Juilliard School, em Nova York, onde estudou com Vincent Persichetti, Stefan Wolpe, Isadore Preed, J. Diemente e Joseph Iadone.

Em 1960, foi nomeado diretor do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, posição que, ao longo dos anos, fomentou a composição de um grande número de partituras em Cuba e no Exterior. A partir de então, associou-se à vanguarda musical cubana, servindo como assessor da Radio Habana Cuba, lecionando no Conservatório Nacional e em universidades do Exterior. Estabeleceu o Festival e Concurso de Violão Cubano Bienal e desde 1981 é diretor geral da Orquesta Sinfónica Nacional de Cuba.

 

Seg qua e qui às 20h30min

Auditorium Tasso Corrêa - Instituto de Artes UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248)

Entrada franca

agenda

29

JUN
Demétrio Xavier tematiza o inverno em recital no Parangolé
O músico apresenta “Temperado a Frio” neste sábado (29/6), às 21h, no bar da Cidade Baixa
Música
Demétrio Xavier Parangolé Temperado a Frio
agenda

30

JUN
Principal orquestra sinfônica uruguaia em apresentação única na Casa da Música da Ospa
A Orquesta Sinfónica del Sodre realiza concerto neste domingo (30/6), às 18h, com regência e direção artística do maestro Diego Naser
Música
Orquesta Sinfónica del Sodre Casa da Música da Ospa Maestro Diego Naser
agenda

29

JUN
Ospa destaca Mozart e Mahler com solos de piano
Sob a batuta do maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, os músicos apresentam um repertório com obras de Mozart e Mahler neste sábado (29/6), às 17h
Música
OSPA Mozart Mahler Evandro Matté Laura Umbelino